Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos 13, 14 e 15 de Maio • Florianópolis • SC • Brasil | Local: CentroSul
Horários
da Feira:
Terça, 13 de Maio, das 10h às 18h
Quarta, 14 de Maio, das 10h às 18h
Quinta, 15 de Maio, das 10h às 15h
Horários dos
Seminários:
Terça, 13 de Maio, das 09h às 17h
Quarta, 14 de Maio, das 09h às 17h
Quinta, 15 de Maio, das 09h às 17h
Biomassa & Bioenergia XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos

Homenageados 2012

Confira!
Impressão
Prêmio Personalidade da
Avicultura e Suinocultura Brasileira | 2012

 

CategoriaHomenageado
Agronegócio BrasileiroDr. Júlio Flávio Neves
Avicultura Brasileira - Área TécnicaDra. Irenilza de Alencar Naas
Empreendedor da Avicultura BrasileiraDr. Nelson Yamasaki
Empreendedor da Suinocultura BrasileiraSr. Paulo César Lucion
Suinocultura Brasileira - Área Técnica 2012Dr. Paulo Roberto Souza da Silveira
Setor de Alimentação AnimalDr. Ariovaldo Zani
45 anos da APCSAPCS
Dr. Júlio Flávio Neves
Dr. Júlio Flávio Neves
Personalidade Agronegócio Brasileiro 2012

Julio Flávio Neves é médico veterinário formado pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É mestre em Ciência Animal pela Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Profissional experiente e com inúmeros serviços técnicos prestados aos setores de aves e suínos, Julio Flavio Neves é membro honorário de várias das mais importantes entidades nacionais e internacionais do agronegócio. Entre elas, a American Society of Animal Science (ASAS), a Poultry Science Association (PSA), a Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES) e a Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ). Julio Flavio Neves é também membro fundador do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA). Atualmente preside o Conselho de Administração da Poli-Nutri Alimentos S/A, empresa na qual também atua como diretor-técnico de Nutrição e Produtos. É também membro do Conselho de Administração do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) e vice-presidente para América do Sul da Feedlatina.

 

 

Dra. Irenilza de Alencar Naas
Dra. Irenilza de Alencar Naas
Personalidade da Avicultura - Área Técnica 2012

Irenilza de Alencar Naas é engenheira pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Agriculture, pela Cal Poly State University, nos Estados Unidos. Concluiu seu PhD em Agricultural Engineering na Michigan State University, em 1980. Tem mais de 100 artigos publicados em periódicos especializados e vários trabalhos apresentados em anais de eventos científicos. Possui vários capítulos de livros e livros publicados, além de produtos tecnológicos e softwares patenteados. Proferiu palestras no Brasil e no exterior, em temas relacionados à aplicação dos conceitos de engenharia na indústria de produção avícola. Orientou dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de supervisão de pós-doutorado, trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Recebeu prêmios e homenagens no Brasil e no exterior. É membro de inúmeras academias e associações, sendo diretora da Fundação APINCO de Ciência e Tecnologia Avícola (Facta).

Dr. Nelson Yamasaki
Dr. Nelson Yamasaki
Personalidade da Avicultura - Área Empresarial 2012

Nelson Yamasaki é natural de Adamantina, município localizado no extremo oeste do Estado de São Paulo. Formado em Ciências Contábeis, passa a auxiliar o seu pai Yorio Yamazaki na administração da empresa Yamasa no início dos anos 1970. A Yamasa foi fundada em 1965 em Rinópolis (SP), sendo pioneira ao lançar no mercado uma máquina lavadora de ovos, desenvolvida pelo próprio Yorio. Nascida na maior região produtora de ovos do Brasil, o novo equipamento fez tanto sucesso que levou a empresa a desenvolver uma série de outros produtos, os quais contribuíram para a modernização da produção brasileira de ovos. Com o reforço de Nelson Yamasaki na administração, a Yamasa experimentou uma nova e contínua fase de crescimento. Hoje, a empresa atua não só em todo o mercado brasileiro, como também exporta grande parte de sua produção para os mais diversos países do mundo. Ainda a frente dos negócios, Nelson é responsável por aprovar todos os novos projetos e investimentos, fazendo questão de acompanhar todo o processo de desenvolvimento e execução deles. Pai de quatro filhos, tem na força da união familiar o incentivo para dar continuidade ao trabalho pioneiro iniciado por seu pai nos anos 1960.

Sr. Paulo César Lucion
Sr. Paulo César Lucion
Personalidade Empresarial da Suinocultura 2012

Nascido em Xanxerê, em Santa Catarina, berço da suinocultura nacional, Paulo Cézar Lucion deu início aos seus negócios no setor suinícola juntamente com sua família. Está há mais de dez anos radicado no Mato Grosso e, à frente do Grupo Lucion, é um dos principais incentivadores da atividade no Estado. O complexo suinícola do Grupo Lucion, um dos mais modernos do Brasil, completou em 2012 o alojamento de 12 mil matrizes em ciclo completo. Empreendedor, Paulo Cézar Lucion concluiu, em 2011, um dos maiores desafios à frente do Grupo Lucion: a implantação no município de Sorriso, do Frigorífico Nutribrás, indústria que serve como ponto de apoio para o crescimento da suinocultura independente na região. Sempre trabalhando para o progresso da suinocultura matogrossense, Paulo Cézar Lucion foi membro do Comitê de Desenvolvimento da Suinocultura do Mato Grosso e, por três gestões, fez parte da diretoria da Associação dos Criadores de Suínos do Mato Grosso (Acrismat), entidade da qual hoje é presidente. Líder e empreendedor, Paulo Cézar Lucion é prova e exemplo que dedicação, trabalho e persistência permitem alcançar o sucesso. E como fruto de seu empenho, acredita que o Mato Grosso em breve será um grande fornecedor de carne suína, apto a atender aos mais exigentes mercados do mundo.

Dr. Paulo Roberto Souza da Silveira
Dr. Paulo Roberto Souza da Silveira
Personalidade da Suinocultura - Área Técnica 2012

Natural de Alegrete (RS), Paulo Roberto Souza da Silveira é medico veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É mestre em Fisiopatologia da Reprodução pela UFSM e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi extensionista rural em suinocultura da Acaresc-SC, atual Epagri. Atuou também como diretor do Departamento Sanitário da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS) e como diretor da Central de Inseminação Artificial de Suínos de Concórdia (SC). Foi um dos pioneiros da introdução da Inseminação Artificial de Suínos no Brasil. Entre 1979 e 2008 foi pesquisador da Embrapa Suínos e Aves na área de Reprodução e Inseminação Artificial de Suínos. Na Unidade, além da pesquisa, desempenhou vários cargos envolvendo gestão e planejamento. Foi Chefe-Geral da Embrapa Suínos e Aves, Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento em Suínos, Chefe Adjunto da Área de Comunicação e Negócios para transferência de Tecnologia. Pesquisador tarimbado, possui uma centena de artigos científicos, técnicos, capítulos de livros e palestras publicados em revistas e congressos, sempre no campo da reprodução e Inseminação Artificial Suína. Paulo Silveira é consultor da revista Suinocultura Industrial, publicação pioneira, primeira a dedicar conteúdo exclusivo à atividade suinícola, desde 2001. É também diretor-presidente da OSCIP - Centro de Diagnóstico em Sanidade Animal - CEDISA. Atualmente, atua na empresa Bretanha Inovação em produtos Suínos, onde é Assessor de Serviços Técnicos, prestando consultoria técnica aos clientes em todo o Brasil.

Dr. Ariovaldo Zani
Dr. Ariovaldo Zani
Personalidade Técnica do Setor de Alimentação Animal 2012

Formado em medicina veterinária pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Jaboticabal), Ariovaldo Zani começou sua carreira profissional trabalhando no departamento de Clínica Cirúrgica do Hospital Veterinário da Universidade de São Paulo (USP), onde ficou até 1991. No mesmo ano ingressa na empresa Guabi, passando pela área de assistência a vendas e pelas gerências de Produto e de Marketing, acumulando ainda as funções de diretor Técnico e de Pesquisa e Desenvolvimento. Posteriormente, assume a gerência de Marketing da Agroceres e, em 2005, é contratado pela Basf como gerente de Inovação para a América do Sul, sendo logo promovido à gerência geral da unidade de negócios de Nutrição Animal e Humana. Em 2007 é convidado a assumir o cargo de diretor-executivo do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), onde desde 2010 ocupa a vice-presidência executiva. Zani ainda exerce o cargo de diretor do Departamento de Agronegócio (Deagro), da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). É diretor do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) e membro do Conselho da Asociación das Indústrias de Alimentación Animal de América Latina e Caribe (Feedlatina) e do Conselho da Internacional Feed Industry Federation (IFIF). Na IFIF, também integra os Comitês Técnicos de Educação e de Política. É ainda membro titular das Câmaras Temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e professor de MBA em Agronegócio da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP).

APCS
APCS
45 anos da Associação Paulista dos Criadores de Suínos

A Associação Paulista dos Criadores de Suínos (APCS) comemorou os 45 anos de fundação da entidade em coquetel durante a Abertura Oficial da AveSui América Latina 2012. A entidade foi fundada em 30 de Março de 1967, na cidade de Ribeirão Preto e é uma sociedade civil de duração indeterminada sem finalidade lucrativa que congrega os criadores de suínos de São Paulo. "A importância dos 45 anos, para qualquer entidade, é a sua representatividade ao longo do tempo. Nós destacamos alguns pontos, entre eles a importância de mantermos a família na atividade. Hoje, no Estado, já temos até terceiras gerações dentro do setor. Isso é gratificante pois agrega conforto social para as pessoas que militam na suinocultura", explana o presidente da entidade, Valdomiro Ferreira Jr.

Contando atualmente com 80 associados, a APCS possui destaque dentro da cadeia suinícola nacional, desenvolvendo concepções pioneiras que ressaltam a qualidade da proteína brasileira aos olhos do mundo.