Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos 03, 04 e 05 de Maio
Feira: das 10h às 18h
/
Seminários: das 09h às 17h
CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis   |   Florianópolis • SC • Brasil

Homenageados 2015

Impressão
Prêmio Personalidade da
Avicultura e Suinocultura Brasileira | 2015
CategoriaHomenageado
Personalidade TécnicaProfessor Horácio Santiago Rostagno
Personalidade da AviculturaSr. Marcelo Lopes
Personalidade BrasileiraDr. Francisco Sérgio Turra
Professor Horácio Santiago Rostagno
Professor Horácio Santiago Rostagno
Personalidade Técnica da Avicultura e da Suinocultura Brasileira 2015

O Professor Horácio Rostagno foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento das Tabelas Brasileiras de Composição de Alimentos e Exigências Nutricionais para Aves e Suínos, lançadas em 1983. Elas reuniram de forma didática e de fácil manuseio os resultados de diversas teses cujos temas abordavam a nutrição avícola e suinícola. Antes delas, as referências utilizadas no Brasil se baseavam em estudos ou em tabelas internacionais. Nosso homenageados possui graduação em Agronomia pela Universidad Catolica de Santa Fe (1966), mestrado em Animal Science pela Purdue University (1970) e doutorado em Animal Science pela Purdue University(1972). Atualmente é PROFESSOR TITULAR da Universidade Federal de Viçosa. Tem vasta experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal. Atuando principalmente nos temas : aves, fígado, pintos, proteína, sorgo e tanino.

Sr. Marcelo Lopes
Sr. Marcelo Lopes
Personalidade Brasileira da Avicultura 2015

Marcelo Lopes nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais e foi ainda criança para Brasília, onde descobriu a suinocultura por intermédio de seu pai. É formado em Administração de empresas e pós-graduado em Administração de Negócios. Atuou como assessor parlamentar entre 1993 e 1998. É Empresário Rural do ramo de grãos e suinocultor a mais de 15 anos, além de também atuar como empresário na área de panificação. Presidiu a Associação de Suínos do Distrito Federal por dois mandatos. Em 2011 aceitou comandar a Associação Brasileira dos criadores de Suínos(ABCS) onde permace como Presidente ate os dias atuais. Nosso homenageado, tem entre suas metas articular soluções para as demandas dos produtores de suínos em nosso pais e tem por através de toda sua trajetória, embora jovem, dados passos largos e promissores para colocar a suinocultura brasileira no mais alto patamar seja em território nacional e internacional.

Dr. Francisco Sérgio Turra
Dr. Francisco Sérgio Turra
Personalidade Brasileira da Avicultura 2015

Homem simples, humilde e agregador, nosso homenageado  tem verdadeiro respeito pela família. Em todos os eventos políticos e em todas as etapas de sua trajetória de vida, o álbum fotográfico registra a presença da esposa Glaci e dos filhos Márcio, Sérgio, Tiago e Luciana.

Desde que entrou  na política, em 1978, sua  família o acompanha. Em suas palavras diz " Devo tudo à  minha família, em especial a força nas horas difíceis e a alegria de viver os grandes momentos de união, harmonia e amor." Formado em Direito pela Universidade de Passo Fundo, em 1968, nosso homenageado nunca esqueceu suas raízes. Por isso, considera sua maior conquista ter possibilitado aos seus filhos uma boa educação e formação, preparando-os para enfrentar e vencer desafios.

Sua presença a frente do Ministério da Agricultura é uma das páginas mais lindas da história política recente de nosso pais. Um homem da terra, do campo interiorano gaúcho, torna-se ministro no governo que transformou o país. E fez, no ministério, um pedaço desta transformação.  Como Ministro, Senhoras e Senhores ele conquistou admiradores espalhados por todo o Brasil. E hoje a como presidente da ABPA é personalidade indispensável   na discussões e rumos das cadeias produtivas de aves e suínos nestes mercados que, ao final de 2013 tiveram um PIB de R$ 80 bilhões e que renderam ao País exportações de quase US$ 10 bilhões, o equivalente a cerca de 10% das vendas externas do agronegócio.